quinta-feira, maio 01, 2008

Está aí o IC 9

Dois dias após José Sócrates ter lançado, em Leiria, a concessão do Litoral Oeste, coube a Paulo Campos, secretário de Estado-adjunto das Obras Públicas e das Comunicações, explicar, em Ourém, as vantagens e os pormenores dos novos traçados rodoviários.


Objectivando um estreitamento de distâncias, diminuição da sinistralidade, mais comodidade e uma aproximação efectiva do litoral ao interior, descongestionando também o interior das cidades, os novos troços do Plano Rodoviário Nacional, orçados em 260 milhões de euros, vêm beneficiar cerca de 391 mil habitantes de nove concelhos dos distritos de Santarém e Leiria, designadamente, Alcobaça, Batalha, Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Porto de Mós, Ourém, Tomar e Torres Novas.



No que respeita ao IC 9, que nos diz directamente respeito, é um dos grandes empreendimentos, e vai ligar Ourém a Nazaré, numa extensão de 53 quilómetros. A concessão contempla ainda mais 14 quilómetros entre Ourém e Tomar.



De acordo com dados apresentados por técnicos do Instituto de Estradas de Portugal, o novo percurso entre Tomar e Nazaré vai permitir uma redução do tempo médio de deslocação na casa dos 38 porcento, sendo expectável que o número de acidentes, envolvendo mortos e feridos graves venha a diminuir 46 pontos percentuais.

Sem comentários: