segunda-feira, janeiro 22, 2007

PROGRAMA CULTURAL DE 2007

Depois dos vários agendamentos desta proposta desde 30 de Outubro de 2006, o Programa que temos hoje, apenas quantifica para menos cerca de 100.000 mil euros, os gastos com as actividades, nada acrescentando ao que então nos foi apresentado.

Entretanto foi divulgado na comunicação social a abertura das candidaturas aos subsídios por parte das associações e colectividades do concelho, sem que nesta Câmara tenha sido discutida a proposta por nós apresentada de uma definição atempada dos critérios. É nosso entendimento que deveria haver uma discussão aberta sobre os critérios de atribuição de subsídios, a incluir num Regulamento próprio, o que apesar da nossa insistência, continua por fazer. Acresce que neste momento as colectividades continuam sem saber com o que podem contar porque ainda não foram aprovados os subsídios relativos a 2006.

É também nosso entendimento que as Associações devem ser chamadas a incluir algumas das suas actividades no Programa Cultural e Desportivo do Município.

O que temos aqui, nesta proposta, é praticamente o mesmo do ano anterior, para menos, consolidando algumas actividades que já ganharam raízes, mas pouco ambicioso quanto ao apontar de novas metas e projectos. Como já referimos há um ano atrás, é preciso descentralizar algumas actividades em articulação com as Juntas de Freguesia, Associações e Escolas. E pensamos que terá que ser feito um esforço maior para dinamizar equipamentos como o Cine-Teatro e o Centro de Negócios.

Registamos que não é feita qualquer referência à intenção, que parece demorar a concretizar-se, de transformar a Sala Luso-Galaica numa Loja Ponto Já com apoio do IPJ permitindo a realização de actividades regulares com os jovens.

Saudamos a realização do Fórum das Associações previsto no Programa e que pode ser uma boa oportunidade para definir as prioridades de um projecto cultural e desportivo para o concelho de modo a ultrapassar alguma inércia dos últimos programas aqui apresentados.

Ourém, 15 de Janeiro de 2007

Os Vereadores do PS