domingo, março 27, 2011

Resultados Eleitorais - 26 Março - Lista da Comissão Política Concelhia

Comissão Política Concelhia do PS Ourém



João Miguel Caldeira Heitor – Presidente da Comissão Política Concelhia


Alberto Santos Figueiredo


Alfredo Raimundo Silva


Ana Paula Marques Sousa


António Ribeiro Gameiro


António Rafael Frias


Aura Barreiros Fonseca


Avelino Conceição Subtil


Catarina Marques Neves


Elias Dias da Silva


Edite Couto Leitão


Fernando Henriques Pousada


Garcia António Vieira


Hugo Santos Ferraz


João Pedro Capucho


Jorge Ferreira Rodrigues


José Ferreira Vieira


Leonel Dias da Silva


Leonilde Madeira


Leonor Oliveira Rodrigues


Luís Henriques Bento


Luís Pereira Sousa


Manuel Abreu Ribeiro


Maria Fátima Jerónimo


Maria José Rodrigues Caldeira


Maria Justina Ribeiro


Maria Teresa França


Nádia Margarida Pereira


Nelson Vieira Faria


Nuno Reis Batista


Paulo Homem Fonseca


Paulo Jorge Neves Oliveira


Pedro Ferreira Santos


Rui Simões Marques


Sérgio Manuel Oliveira


Sérgio Neves Oliveira


Telma Ribeiro Faria



Votantes: 53



Resultados:


Votos a favor: 50


Brancos – 3

Resultados Eleitorais - 26 Março - Linhas Orientadoras - Comissão Política Concelhia

CONSOLIDAR E CREDIBILIZAR A POLÍTICA


COMISSÃO POLÍTICA CONCELHIA DO PARTIDO SOCIALISTA


“Será um parto monstruoso, filho das paixões, da inveja, do espírito de anarquia? Será uma doutrina extravagante, sem raízes de natureza humana, sem precedentes na história dos povos? Não! O Socialismo, tão antigo como a injustiça e a opressão do pobre pelo rico, do desvalido pelo poderoso, não é mais do que o protesto dos que sofrem contra a organização viciosa que os faz sofrer. É a reclamação da justiça e da igualdade nas relações dos homens, dos homens que a natureza criou livres e iguais, e de que a organização social fez como que duas raças inimigas, uma que manda, goza e oprime, outra que obedece, trabalha e sofre: dum lado, senhores, aristocratas, capitalistas: do outro, escravos, servos, proletários! No dia em que esta desigualdade monstruosa e ímpia apareceu no mundo, apareceu também logo a protestar contra ela, o Socialismo”

Antero de Quental – Lisboa, 1871 “O que é a Internacional”



1. CONSOLIDAR E CREDIBILIZAR A POLÍTICA


O Partido Socialista, enquanto estrutura partidária, tem a obrigação de continuar a participar na construção de uma sociedade mais justa e solidária, defendendo os interesses dos cidadãos do concelho de Ourém, e consolidando a alternativa autárquica que preconizou em Setembro de 2009.


A credibilidade e a seriedade que se impõe às organizações, e aos indivíduos que as integram, obriga a que nos debrucemos sobre novos desafios em torno da democracia e do sistema político. Ainda que possuindo bastantes debilidades na actual estrutura, catapultadas pelas crises económicas e pelas fracas lideranças partidárias, a nossa democracia, com todos os seus defeitos, é o melhor sistema de regulação do país. É por ela, e pelos nossos concidadãos, que nos movemos e nos empenhamos, tendo como horizonte a construção de um futuro mais próspero, com alternativas económicas e sociais.


As ondas de populismo que diariamente crescem são reveladoras de um avançado estado de degradação das estruturas partidárias. Assim, importa credibilizar a política, mais do que escrever palavras gastas. Enalteçamos, então, a ética individual, a seriedade de acção, a clareza de decisões, a honestidade intelectual e o trabalho objectivo nos ideais comuns.


O Partido Socialista do concelho de Ourém é composto por militantes que se movem pelos ideais, na clareza política das suas acções, com a rectidão que a causa pública impõe. Apresentamo-nos com a frontalidade das nossas posições, mas, simultaneamente, com abertura para congregar as energias e contribuições de todos os cidadãos.



2. SER SOCIALISTA


Não acreditamos, nem damos razão àqueles que dizem que o Socialismo Democrático é um ideal inatingível. Defendemo-lo porque admitimos a sua aplicabilidade no dia-a-dia, pela acção individual de cada um de nós, enquanto seres humanos, assim como através do desenvolvimento de políticas autárquicas viradas para a realidade social.


A dialéctica dos países e governos, a volatilidade dos mercados internacionais, a imprevisibilidade social obriga a que estejamos vigilantes, e, associadamente, preconizando reformas que permitam antecipar os problemas e responder com soluções credíveis.


Vivemos numa sociedade particularmente ambiciosa e individualista. A palavra “partilha” deixou de ter o significado que literariamente encontramos no dicionário. A sede de protagonismo e de ascensão rápida, conduziu-nos para uma sociedade onde se “esqueceram” algumas regras, e, por inerência, se impeliram valores fundamentais da existência humana.


Felizmente ainda há quem faça das palavras solidariedade, amizade, sinceridade e honestidade, uma prática diária. Mesmo sendo as estruturas partidárias compostas de cidadãos de várias organizações sociais, profissionais e culturais, atribuem-se os erros e as más decisões aos governos, e aos partidos políticos, quando as responsabilidades de uma sociedade são de todos os indivíduos e de todas as estruturas que lhe dão corpo e forma.



3. POLÍTICAS AUTÁRQUICAS


Acreditamos na gestão autárquica partilhada com todas as estruturas, organizações e cidadãos que empenhadamente procuram soluções para os problemas existentes.


Assumam-se, como sempre e na frontalidade que nos caracteriza, os erros presentes. Assinalem-se e situem-se as más decisões herdadas, assim como as repercussões que estas comportaram para o presente e futuro próximo. Não procuramos ser a referência, mas sim pertencer ao conjunto dos que se afirmam e efectivam como capazes e motivados para o combate político autárquico, guiado pelo amor que temos à nossa terra, de braço dado com a determinação e a força de erguer um concelho, de, e para todos.


Desenvolveremos debates, formação e participaremos directamente nas actividades municipais, enobrecendo assim a nossa estrutura.


Apostaremos nos jovens e nas gerações vindouras para encontrar novas respostas, abraçar novos desafios, mas também para agitarmos a audácia, a irreverência e a inquietude que alimenta o ser humano.


Apoiamos e continuaremos a apoiar os nossos eleitos, credibilizando a política e restaurando a confiança das populações no poder político, através das suas posturas e acções. Temos essa grande responsabilidade.


Separaremos as funções políticas das funções autárquicas, e estaremos atentos às políticas adoptadas, com sugestões pertinentes e sentido crítico, nos devidos locais, como sempre caracterizou os militantes do Partido Socialista, e que se assume como uma mais-valia estrutural desta organização partidária.


Continuemos a desenvolver e assumir um papel activo, assente na ética e no respeito com os olhos postos no desenvolvimento do nosso concelho, pelas políticas que diariamente podemos preconizar.



4. ORGANIZAÇÃO INTERNA


Consolidaremos a comunicação interna e externa a estabelecer com os militantes e com os nossos concidadãos, efectuando a divulgação das políticas municipais e partidárias, através de uma intervenção directa nas redes sociais, e nos órgãos de comunicação social.


Vamos apoiar a Secção Norte do PS Ourém e constituir outras estruturas que respondam aos anseios dos nossos militantes e apoiantes por todo o concelho.


Incentivaremos a estrutura da JS a ser a voz dos jovens, pela afirmação das suas necessidades e da força da sua acção, e apoiaremos as actividades organizadas pela estrutura distrital do Partido Socialista.


Promoveremos a auscultação dos militantes através de debates internos, promovendo a participação directa. Realizaremos a V Convenção Autárquica concelhia, relançaremos o Boletim Informativo, organizaremos diversos eventos e outras iniciativas de carácter tradicional, e na esfera de acção da Secção de Ourém do Partido Socialista, em estreita colaboração com todos os militantes.


Ourém, 18 de Março de 2011


João Miguel Caldeira Heitor

Militante 33019

Secção de Ourém

Resultados Eleitorais - 26 Março - Mesa da Assembleia Geral de Militantes

Lista:

António Rafael Faria Frias

Leonor Oliveira Rodrigues

Luís Henriques Bento

Votantes: 53

Resultados:

Votos a favor: 50

Brancos – 3

Resultados Eleitorais - 26 Março - Delegados Secção Ourém ao XVII Congresso Nacional

Lista:

João Heitor

Nádia Margarida Pereira

António Rafael Frias

Maria José Rodrigues Caldeira

António Ribeiro Gameiro

Votantes: 53

Resultados:

Votos a favor: 49

Nulos – 2

Brancos – 2

Resultados Eleitorais - 26 Março - Secretário Geral do PS

Candidatos:

José Sócrates – “Defender Portugal, Construir o Futuro”

Jacinto Serrão – “Mais PS, Portugal como desígnio de Si Próprio”

António Brotas – “Democracia e Socialismo”

Fonseca Ferreira – “PS Vivo, Portugal Positivo”

Votantes: 53

Resultados:

José Sócrates – 43 votos

Fonseca Ferreira – 5 votos

Jacinto Serrão – 1 voto

Nulos – 2

Brancos – 2

Resultados Eleitorais - 26 Março - Presidente do Departamento Nacional das Mulheres Socialistas

Candidatas:

Manuela Augusto

Catarina Marcelino

Votantes: 15 mulheres

Resultados:

Manuela Augusto – 4 votos

Catarina Marcelino – 6 votos

Nulos – 3

Brancos – 2

Resultados Eleitorais - 26 Março - Conselho Político Nacional das Mulheres Socialistas

Candidatas:

Manuela Augusto

Catarina Marcelino

Votantes: 15 mulheres

Resultados:

Manuela Augusto – 3 votos

Catarina Marcelino – 7 votos

Nulos – 3

Brancos – 2

sexta-feira, março 25, 2011

Comissão Política Concelhia PS Ourém

João Heitor apresenta-se com a única lista ao acto eleitoral de amanhã, tendo essa informação sido divulgada na comunicação social regional e local, onde pode ser lida aqui e aqui.

domingo, março 20, 2011

Eleições Comissão Política Concelhia do PS Ourém

Ao Abrigo dos Estatutos do PS, convocam-se todos os militantes da Secção de Ourém para uma Reunião Ordinária da Assembleia-Geral de Militantes desta Secção, para o próximo dia 26 de Março de 2011, sábado, com a seguinte ordem de trabalhos:

PONTO ÚNICO: ELEIÇÃO DA COMISSÃO POLÍTICA DA CONCELHIA DE OURÉM

Número de membros efectivos a eleger: 37

Número de membros suplentes a eleger: 13

A eleição decorrerá entre as 17H00 e as 21H00, na Sede da Secção do PS de Ourém, Casal da Charnequinha, Lote 3 A – Loja D, em Ourém.

As listas candidatas à eleição deverão ser entregues ao Secretariado da Federação, na sua Sede em Santarém até às 18H00, do dia 23 de Março de 2011, acompanhadas do Respectivo Programa de Acção Política.

Ao Abrigo do Artº. 18º, só têm capacidade eleitoral activa e passiva para a Secção, os Membros do Partido com mais de seis meses de inscrição no momento do acto eleitoral.

Nos termos do definido do nº4 do Artº 116º dos Estatutos, as listas candidatas deverão garantir 33% de representação de cada género, bem como assegurar que a futura Comissão Política tem igual representatividade.

Santarém, 16 de Março de 2011

O Presidente da Federação Distrital de Santarém do PS

Paulo Fonseca