segunda-feira, julho 17, 2006

Bolsa de Emprego Electrónica

A inauguração do portal Netemprego obrigou o IEFP a alargar a capacidade tecnológica do mesmo, de oito para 11 servidores, isto porque nas suas primeiras horas de existência a bolsa de emprego electrónica criada pelo Executivo socialista registou mais de 100 mil acessos simultâneos.
Visivelmente satisfeito pelo sucesso deste instrumento tecnológico que visa diversificar os canais de acesso ao mercado de emprego, o ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva, sublinhou, após a cerimónia de apresentação do portal, que o Netemprego arrancou com uma base de dados que inclui 20 mil entidades empregadoras, 50 mil currículos inscritos (de indivíduos inscritos no IEFP) e recebeu, nas primeiras horas de funcionamento, “a inscrição voluntária de mais 1.100 portugueses”.

Vieira da Silva destacou também que esta bolsa de emprego electrónica será “um instrumento decisivo de mudança e modernização nos serviços de emprego” em Portugal, acrescentando que um dos seus principais objectivos passa por “tornar os processos informais de procura e oferta de emprego em coisas do passado”.

Segundo o ministro, o novo portal “não representa um investimento muito significativo” e “os ganhos potenciais serão muito mais elevados”.
O primeiro-ministro, José Sócrates, também presente na cerimónia de lançamento, frisou que este é “mais um dos projectos emblemáticos do Plano Tecnológico” e “um instrumento poderoso ao serviço da modernização da economia” portuguesa.

José Sócrates considerou que ferramentas electrónicas como o Netemprego e a Segurança Social Directa traduzem “a evolução que a Administração Pública portuguesa tem registado nos últimos anos”, transformando-a numa entidade “que dá exemplo e sinais claros à sociedade de que as áreas das tecnologias de informação e comunicações serão uma grande prioridade”. Através deste portal, situado em www.netemprego.gov.pt, quem procura emprego, seja porque está desempregado ou porque quer mudar de emprego, pode pesquisar e entregar candidaturas através da Internet a todas as ofertas de emprego da rede do IEFP.

As entidades empregadoras podem, através do portal, entre outras funções, colocar on-line ofertas de emprego e pesquisar e convocar pessoas disponíveis para trabalhar. Até final de Outubro, o IEFP implementará em todos os centros que não disponham de espaços de Livre Serviço para o Emprego, um conjunto de quiosques electrónicos para que todos os candidatos possam aceder ao Netemprego, mesmo que não tenham acesso à Internet em suas casas.


sábado, julho 08, 2006

Reserva Ecológica con Novo Regime

O Conselho de Ministros reviu o regime jurídico da Reserva Ecológica Nacional (REN), ajustando-o às necessidades decorrentes dos usos já existentes e da preservação dos seus recursos, tendo por base a experiência adquirida, volvidos mais de vinte anos desde a sua criação. Pretende-se conciliar o equilíbrio ecológico defendido pela REN com o desenvolvimento das populações residentes nas áreas abrangidas, garantindo-se no regime de protecção uma maior proporcionalidade entre os interesses privados de ocupação do território e o interesse público da salvaguarda dos recursos, tendo em conta, nomeadamente, a diversidade dos territórios e valores a proteger.

domingo, julho 02, 2006

Sócrates e Mário Lino apresentam serviço ViaCTT

“Os CTT lançaram o novo serviço ViaCTT, que permite que todos os cidadãos e empresas tenham uma caixa de correio electrónica, numa cerimónia com o primeiro-ministro, José Sócrates, e o ministro das Obras Públicas.

O Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações afirma, em comunicado, que estarão criadas «10 milhões de caixas postais electrónicas pessoais, uma para cada cidadão, empresa e instituição».

A adesão ao serviço, que estará disponível no portal www.viactt.pt ou através do número 808202029 [custo chamada local], é gratuita [quem paga são as empresas/instituições que enviam correspondência] e permite a qualquer cidadão ou empresa personalizar o tipo de correspondência pretendida e efectuar pagamentos.

Uma das vantagens do ViaCTT é a capacidade de agrupar várias facturas electrónicas, extractos bancários e outros documentos num único sítio.

A caixa postal electrónica faz parte do programa para simplificação e combate à burocracia na administração pública (Simplex), e está incluído no Plano Tecnológico, que foi lançado em Novembro pelo Governo.

Em Abril, o Governo aprovou em conselho de ministros uma resolução e um decreto-lei para a criação da caixa postal electrónica nominal.

Numa primeira fase, o serviço ViaCTT estará disponível no portal, mas será alargado a qualquer uma das 1.000 estações de correio do país.

Entre as entidades que aderiram ao ViaCTT estão a EDP - Energias de Portugal, Portugal Telecom (PT), Vodafone, Epal, Unicre, a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e os bancos Barclays, Privado Português e Santander Totta, cujos representantes estarão presentes no lançamento.

O serviço, que foi desenvolvido internamente pelo grupo CTT no ano passado, é complementar à rede de distribuição do correio físico. “

Diário Digital / Lusa