quinta-feira, maio 01, 2008

Região de Turismo Leiria/Fátima mantém-se!

Fruto de iniciativas, desencadeadas pelo Partido Socialista, em conjugação com outros órgãos institucionais, o Governo acolheu a ideia de consagrar o pólo de desenvolvimento turístico Leiria/Fátima, mantendo a actual Região de Turismo intocável nas suas áreas e especificidades.


Com esta medida, abriu-se uma clara excepção ao mapa que contempla a reestruturação em curso para o território nacional, dando a Leiria/Fátima um tratamento particular.



Concretizada que está a aspiração, já que se tornaria pouco sensato fragmentar uma área, que no seu seio, acolhe relevante património cultural, histórico, artístico, natural e religioso, a Federação Distrital de Leiria e o Secretariado do PS de Ourém congratulam-se com a medida governativa, já promulgada pelo Presidente da República.

Político distrital

O oureense Paulo Fonseca, governador civil de Santarém, foi considerado, pelos leitores do semanário Mirante, o jornal regional de maior tiragem no País, como o político distrital do ano de 2007.

Para este resultado, em muito tem contribuído o desempenho exercido nas suas funções como representante do Poder Central e a proximidade que sempre soube manter com a população.

Governo aposta no concelho

O Governo tem apostado forte no concelho de Ourém. Prova disso, para além do lançamento da última parte do traçado do Itinerário Complementar número nove – IC 9, uma via transversal e essencial na ligação entre o interior e litoral Oeste, vimos, recentemente, inaugurado o Ponto Já, local amplamente vocacionado para servir os interesses da juventude. Em andamento, está também a abertura, em 2010, da Loja do Cidadão. Trata-se de um espaço descentralizado de múltiplos serviços, onde as pessoas poderão tratar dos mais variados assuntos, sem necessidade de deslocações ou de gastos suplementares.

Outro anseio que vai ser cumprido, prende-se com as obras de requalificação, a efectuar no Tribunal Judicial, visando a instalação de um terceiro-juízo. E, porque falamos em justiça, a PSP – Polícia de Segurança Pública vai passar a ocupar instalações mais condignas, deixando o velho e exíguo apartamento, que desde há muito não servia os interesses da população e dos agentes que zelam pela segurança comum.

Está aí o IC 9

Dois dias após José Sócrates ter lançado, em Leiria, a concessão do Litoral Oeste, coube a Paulo Campos, secretário de Estado-adjunto das Obras Públicas e das Comunicações, explicar, em Ourém, as vantagens e os pormenores dos novos traçados rodoviários.


Objectivando um estreitamento de distâncias, diminuição da sinistralidade, mais comodidade e uma aproximação efectiva do litoral ao interior, descongestionando também o interior das cidades, os novos troços do Plano Rodoviário Nacional, orçados em 260 milhões de euros, vêm beneficiar cerca de 391 mil habitantes de nove concelhos dos distritos de Santarém e Leiria, designadamente, Alcobaça, Batalha, Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Porto de Mós, Ourém, Tomar e Torres Novas.



No que respeita ao IC 9, que nos diz directamente respeito, é um dos grandes empreendimentos, e vai ligar Ourém a Nazaré, numa extensão de 53 quilómetros. A concessão contempla ainda mais 14 quilómetros entre Ourém e Tomar.



De acordo com dados apresentados por técnicos do Instituto de Estradas de Portugal, o novo percurso entre Tomar e Nazaré vai permitir uma redução do tempo médio de deslocação na casa dos 38 porcento, sendo expectável que o número de acidentes, envolvendo mortos e feridos graves venha a diminuir 46 pontos percentuais.