segunda-feira, agosto 13, 2012

Câmara preocupada com segurança no IC9


A Câmara Municipal de Ourém aprovou por unanimidade, na passada terça feira, a proposta do vereador José Manuel Alho, onde é manifestada a preocupação da autarquia sobre a segurança do IC9, apelando a intervenção das Estradas de Portugal na resolução de algumas situações.

Proposta:
“Apesar da informação relativa ao ponto de situação do IC9 no troço que atravessa o concelho de Ourém ter sido já objecto de transmissão oficial às Estradas de Portugal, por parte do Senhor Presidente da Câmara pelas vias normais decorrentes do processo de acompanhamento, considera-se importante que a Câmara Municipal de Ourém, enquanto entidade, se pronuncie sobre o assunto uma vez verificarem-se algumas situações de gravidade.
Assim, proponho que a Câmara Municipal de Ourém delibere apelar a intervenção das Estradas de Portugal nos seguintes termos:

Necessidade urgente de resolver:

  1. Casos de Insegurança Pedonal:
    1. A ausência de berma no restabelecimento 8A (associado à passagem superior do Ameal);
    2. A inexistência de passeios e passadeiras associados à PI8 (nó do Pinheiro);
    3. A carência de passadeiras nas rotundas associadas ao nó de Alburitel;
    4. O restabelecimento do Ameal, agora em aterro e com a largura sem folga, não tem berma escapatória para os peões;
    5. A situação do nó do Pinheiro, dado que continua a ser percurso de peregrinos e locais, que são obrigados a passar pelas rotundas, com travessia de via, sem passeios e bermas para o efeito, e com a agravante do encurralamento no interior da passagem;
    6. As rotundas de Alburitel estão implantadas em vias de acesso local, onde já existem passadeiras noutros cruzamentos, sendo certo que estes novos nós ainda são mais perigosos.

  1. Casos de restabelecimento de acessos:
    1. A ausência de restabelecimento do acesso de João Rodrigues reis e outros, em Casal de S. João;
    2. A ligação da serventia SO5B e Caminho CP10 à Rua do Corgo, junto à PA3;
    3. A ligação da serventia SO3 à Rua da Capela.

  1. Pronuncia definitiva sobre o caso Louçãs-Pinheiro, reclamada pelas populações residentes.
  2. Dar resposta à reanálise da sinaléctica existente no IC9 e nos seus acessos, conforme situação que continua a justificar a manifestação de incómodo por parte de muitos utilizadores, autarcas e agentes económicos (Zona Industrial de Ourém, Praia Fluvial do Agroal, etc.).
  3. Apelar para a revisão urgente das condições de segurança da via face aos trágicos acidentes mortais ocorridos neste curto espaço de tempo após abertura ao trânsito.

Propõe-se que desta deliberação seja também dado conhecimento às autarquias servidas pelo IC9”.

O Vice-Presidente
José Manuel Alho

Sem comentários: