terça-feira, agosto 14, 2012

Olival é Vila há três anos!


A vila do Olival assinalou na passada sexta-feira, dia 10 de agosto, o seu terceiro aniversário numa cerimónia marcada pelos discursos oficiais e pela homenagem a pessoas da terra que se destacaram em diversas áreas, entre as quais Mário Lopes, natural do Olival, consagrado, em 2011, “o melhor cabeleireiro do Mundo”.

A abrir a cerimónia, Acácio de Sousa fez uma apresentação histórica da freguesia do Olival, apontando alguns argumentos face à reorganização administrativa do território. Centrou o seu discurso na possível extinção/agregação da freguesia do Olival, concluindo que “a freguesia do Olival tem razões para permanecer uma freguesia autónoma”.


Paulo Fonseca, presidente do Município de Ourém, felicitou a junta de freguesia pela iniciativa, deixando uma palavra de apreço e admiração aos sete homenageados. “Uma terra que tem orgulho nos seus é uma terra com futuro”, afirmou.

Sobre esta freguesia, nomeadamente no que diz respeito à matéria da educação, Paulo Fonseca informou os presentes de que, face à atual Lei dos Compromissos “a Câmara ainda não sabe como vai assegurar o transporte dos alunos, as refeições e as Atividades de Enriquecimento Curricular, e o Centro Escolar está impedido de avançar”, lamentando assim “que nos imponham uma travagem total sem responsabilizar os culpados com justiça”. Disse ainda que o “Ministro anunciou excepções mas ainda não existem dados oficiais”.



Fernando Ferreira, presidente da Junta de Freguesia do Olival, aproveitou a ocasião para apresentar a posição junta de freguesia em relação a possível extinção/agregação da freguesia. “A Junta de freguesia do Olival está disponível para dialogar, mas não aceita a extinção ou agregar-se a alguém. O estatuto e história da vila não o permitem. Poderemos apenas aceitar que se agreguem a nós”.

Para Deolinda Simões, presidente da Assembleia Municipal de Ourém, “O Olival é uma terra que está bem e não precisa de se agregar a ninguém”, contudo defende que “se ninguém assumir uma posição, a decisão vai ser superior e poderá ser uma atitude irresponsável das freguesias”. “Não serei eu a tomar a decisão, tem que haver coragem das freguesias”. “Todos devem dialogar e encontrar consensos” “Convido todos a pensarem sobre o assunto”, concluiu.

Carlos Justo, Presidente da Assembleia de Freguesia, apontou vários problemas da freguesia (quebra de habitantes, pouca indústria, etc) e falou sobre a agregação de freguesias, “um assunto que diz respeito a todos”, apelando a que se dêem as mãos porque “o Olival não pode acabar”.

Homenageados:
Mário Lopes: cabeleireiro natural do Olival, consagrado em 2011 “o melhor cabeleireiro do mundo”;
Ricardo Afonso Ribeiro: pelo seu percurso desportivo no BTT nacional;
Manuel Silva Abreu: pelo papel desempenhado no associativismo;
Diogo André Gomes Mangas: licenciado em design industrial tem desenvolvido projetos de arquitetura direcionados ao setor da construção metálica em Portugal;
Alice Neves dos Santos: pelo seu percurso nas artes plásticas, nomeadamente a pintura;
Arlindo Lopes Dias: na área desportiva, pelos títulos alcançados no Grupo Desportivo Lispesca Leiria;
José Henriques da Silva: pelo seu percurso nas artes plásticas.

Sem comentários: